quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O gato da sorte

O gato da sorteQuem nunca viu esse gato em algum lugar?
Ele é tão conhecido e popular no universo japonês. Sua origem é mais antiga, de quase dois séculos atrás, e existem tantas histórias que ninguém sabe ao certo dizer com precisão se são verdadeiras ou não.
Chamado de maneki neko, o gato da pata erguida é uma das figuras tradicionalmente relacionadas ao Japão. Onde, existe até um templo em Tokyo para os seguidores do talismã. O local é cercado por jardins bem cuidados e há um oratório informal, com estátuas de maneki neko.
A crença diz que ele tem o poder de atrair bons negócios, prosperidade e dinheiro. Por causa desses atributos, acabou “adotado” pelos comerciantes, que enfeitam seus estabelecimentos. Mas o maneki neko também é adquirido por qualquer pessoa que está à espera de uma mudança em sua vida ou na dos outros.
O mais curioso é que o maneki neko é fabricado em diferentes tamanhos, cores e materiais. Você pode encontrá-lo feito de: porcelana, plástico, tecido, papel marché, argila, cerâmica, jade e até ouro puro.
E além disso, você percebe que o maneki neko, possui no pescoço uma coleira vermelha, comum na Era Edo, ou um pequeno guinzo. E quanto à qual pata está levantada, é aqui que começa a confusão. Uns dizem que a esquerda para o alto “chama” clientes, enquanto a direita traz dinheiro. Outros acreditam que a esquerda é boa para locais onde se servem bebidas e a direita para outros tipos de comércio, como papelarias. Seja qual for a crença correta, a verdade é que o gato tem diversas lendas.
Bom, se você procura um talismã da sorte, aqui está uma dica. Um gatinho muito simpático e com inúmeras lendas e crenças sobre a sua origem, e que se resumem em uma única coisa só, "sorte e prosperidade".

Cadastre seu e-mail Grátis e receba mais informações

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©2010 Copyright - Guilherme Watari Dicas Br as melhores dicas para você

TOPO