terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Novo Firefox 3.6

Firefox
A Mozilla lançou semana passada o Firefox 3.6. Sendo assim melhora o gerenciamento do processador e da memória.

Desempenho

Essa nova versão busca melhorar: um dos calcanhares de Aquiles do Firefox: o uso do processador e, principalmente, da memória RAM.
Um comportamento (comum até a versão 3.5) mudou. A versão 3.6 conta com um recurso que limpa a memória usada pelo navegador de tempos em tempos, usando apenas o necessário.
Outra promessa do novo navegador é verdadeira: ele inicia mais rapidamente mesmo com diversos complementos instalados.

Aparência

As versões anteriores do navegador já contavam com temas, porém a 3.6 deu mais destaque para essa funcionalidade, que não muda em nada a navegação, mas é imprescindível para muitos usuários. A Mozilla nomeou os temas como “Personas” e criou um site específico para que as pessoas possam instalá-los automaticamente. Só acessar o endereço http://www.getpersonas.com/ e escolher um tema. Passando mouse sobre a imagem do tema o navegador já mostra sua nova aparência, facilitando bastante a escolha. Escolhido um, basta clicar em Wear it.

Complementos

Os complementos sempre foram o grande diferencial do Firefox. O usuário pode contar com um site chamado Fashion Your Firefox. Que traz uma lista de complementos recomendados separados por categorias. Para quem já usa diversos complementos o site não traz grandes novidades, mas para quem não usa é uma boa pedida.

Novidades técnicas

As novidades técnicas são mais voltadas para desenvolvedores, mas afetam diretamente aos usuários comuns. O Uso da marcação do HTML 5 com opção de exibição em tela cheia é um prato cheio para a próxima geração de players online. Certamente em pouco tempo – à medida que a adoção de navegadores com suporte a HTML 5 aumentar, não dependeremos mais ter o flash, Windows media player ou QuickTime instalado nos computadores para vermos vídeos na web. Também existem melhorias técnicas para o carregamento de scripts de página, dependendo de como a página for desenvolvida ela carregará mais rapidamente para o usuário.

Abas

A forma de reorganizar as abas abertas foi melhorada, o recurso de clicar em uma aba e arrastá-la para outra posição ficou visualmente mais discreto e, ao clicar em um link pedindo para que ele seja carregado em uma nova aba ela não mais é aberta no final das abas e sim em uma nova aba subsequente a que o usuário está.

Claro que a nova versão do Firefox não traz um universo tão grande assim de mudanças. Isso só vai ocorrer com o lançamento do Firefox 4. Apesar disto, o pacote de mudanças gerado pela Mozilla é relativamente grande.

Cadastre seu e-mail Grátis e receba mais informações

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©2010 Copyright - Guilherme Watari Dicas Br as melhores dicas para você

TOPO