quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A Terra quente demais


Pesquisadores advertem que o planeta está esquentando, e a causa disso é o descaso do homem com o meio ambiente.
Os alertas que os cientistas fazem há décadas sobre os riscos do aquecimento do planeta estão virando realidade - em todos os continentes, as mudanças climáticas vêm sendo relacionadas a inúmeros desastres naturais. Em 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC), um alarmante relatório criado para estabelcer consenso internacional sobre o assunto, no qual mais de 2,5 mil especialistas referendam o diagnóstico: o aquecimento do planeta é uma realidade, e a emissão escessiva de poluentes é a causa do problema. Existe um só caminho a ser tomado por todas as nações para reverter a situação. É preciso diminuir a emissão de poluentes.
O aquecimento do planeta é provocado pelo efeito estufa, um fenômeno natural em que os gases que compõem a atmosfera retêm no planeta parte do calor recebido do Sol. Originalmente, esse fenômeno conserva a energia do Sol e permite a existência da vida na Terra. Ocorre que esse efeito tem sido potencializado e se tornou prejudicial, provocando o aquecimento global, porque há um aumento na concentração dos gases do efeito estufa na atmosfera - como o dióxido de carbono, liberado por insdústrias, veículos, desmatamento e agropecuária.
Além da elevação da temperatura média da Terra, há outras mudanças climáticas perceptíveis, como as enumeradas a seguir:
  1. Entre 1995 e 2006 ocorreram 11 dos 12 anos mais quentes já registrados em todo o planeta desde 1850, quando a temperatura começou a ser medida.O mundo tem esquentado mais no Hemisfério Norte, mas todo o planeta vem experimentando extremos climáticos. Enchentes e ondas de calor atingiram a Europa em 2002 e 2003.
  2. O nível do mar está subindo no mundo inteiro. No século XX, estudos revelaram que o nível das águas maritimas subiu 17 cintímetros.
  3. O aumento da temperatura ártica foi o dobro da média do planeta no último século. Desde 1978, a calota de gelo do Ártico, no norte do globo, encolhe 2,7% por década.
  4. Em abril de 2009, a plataforma Wilkins, uma gigantesca placa de gelo do tamanho da Jamaica, desprendeu-se da península da Antártica. Em meio século, 50 plataformas de gelo, algumas formadas há 10 mil anos, desapareceram na Antártica.

No entanto, um grupo de céticos formado por cientistas, políticos e lobistas do petróleo questiona se há motivo para alarde. Segundo eles, a temperatura média do planeta variou muito nos últimos 150 anos. E, mesmo que exista tendência para o aquecimento, está mais ligada aos fatores naturais, como a atividade solar, do que á ação humana.

Cadastre seu e-mail Grátis e receba mais informações

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©2010 Copyright - Guilherme Watari Dicas Br as melhores dicas para você

TOPO