quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Amazônia


É a maior floresta tropical do mundo, com 6,6 milhões de quilômetros quadrados espalhados por nove países da América Latina, em diversos ecossistemas: florestas úmidas, matas de terra firme, cerrados, savanas e manguezais. Seus rios somam um quinto da água doce do planeta.
Biodiversidade
Possui a maior variedade de espécies de plantas, animais, fungos e bactérias do mundo. Estima-se que apenas 10% dessa biodiversidade seja conhecida.
Desmatamento
Dados do Inep revelam que o desmatamento aumentou nos dois últimos meses de 2007. Entre agosto e dezembro foram derrubados 3.235 quilômetros quadrados de floresta. Acredita-se que 17% da Amazônia brasileira tenha sido destuída.
Medidas para conservação
O presidente Lula tomou medidas emergenciais, como a suspensão de autorização para desmatamento nos 36 municípios da Amazônia Legal e o recadastramento de posse dos proprietários da Terra. Se não cumprirem a lei, os proprietários não podem obter crédito nem negociar propriedade.
Tráfico de Animais
É o terceiro tipo de tráfico mais intenso no mundo - e parte dos países em desenvolvimento com grande biodiversidade. Calcula-se que cerca de 38 milhões de animais sejam contrabandeados por ano em todo o planeta, e a maioria morre no trajeto entre o local da captura e o destino final.

Cadastre seu e-mail Grátis e receba mais informações

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©2010 Copyright - Guilherme Watari Dicas Br as melhores dicas para você

TOPO